15 de jul. de 2009

A árvore mais cara do mundo

Conhecida pelos habitantes da Tanzânia, ao pé do Kilimanjaro, a montanha mais alta do continente africano (na verdade um vulcão com 5.895 mt de altitude) como mpingo (Dalbergia melanoxylon), essa árvore pode custar até 25.000 dólares o metro cúbico.


Poucas são as pessoas que poderiam identificar uma árvore de jacarandá-africano ou madeira negra africana ou pau-preto como também é conhecida a mpingo, mas certamente muito mais pessoas a terão “ouvido”. Isso porque um dos grandes usos dessa nobre madeira é para a fabricação de instrumentos musicais de sopro. A característica lustrosa e a dureza dessa árvore a tornam uma excelente matéria-prima também para trabalhos artesanais. Os egípcios antigos já a utilizavam para a fabricação de móveis.

Mas infelizmente a sua exploração cada vez maior pode levá-la a extinção dentro de uma ou duas gerações, principalmente no sul da Etiópia e no Quênia. Hoje as maiores reservas encontram-se na Tanzânia e no norte de Moçambique.

A preocupação pela sua preservação já fez surgir diversas iniciativas para replantar a mpingo, mas como seu crescimento demora entre 50 e 70 anos, a demanda ainda é bem maior que o reflorestamento. Uma dessas iniciativas é a ONG Mali Hai, liderada pelo botânico tanzânico Sebastian Chuwa que vem desde 1985 sensibilizando a comunidade local para a importância da preservação e da conscientização ambiental. Junto à comunidade de Kibosho, aos pés do Kilimanjaro, Chuwa está envolvido num projeto que pretende plantar um milhão de árvores de crescimento mais rápido como forma de ajuda para a preservação do ecossistema da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião também!

Em Comentar como: escolha a opção Nome/URL (caso você não tenha conta no Google). Coloque apenas o seu Nome e clique em “Continuar”.