20 de jun. de 2009

Shell indeniza por morte de ativistas

A Reyal Dutch Shell aceitou pagar, no último dia 8 de junho nos Estados Unidos, uma indenização de US$ 15,5 milhões de dólares aos familiares do poeta nigeriano Ken Saro-Wiwa e outros cinco ativistas civis assassinados em 1995.

O acordo extrajudicialmente permitiu a anulação do processo contra a multinacional que deveria ser iniciado ainda este mês. Ken Saro-Wiwa e seus companheiros lutavam pelos direitos humanos e ambientais na região de Ogoni, sul da Nigéria, quando foram presos e condenados à morte num processo tido como uma farsa.

Presente no país desde 1958, a maior petroleira européia é acusada de colaborar com o regime militar nigeriano vigente na época para silenciar os ativistas e, apesar de aceitar pagar para resolver a demanda judicial, não admite nenhuma participação nos assassinatos. Segundo a Shell, a indenização, que não chega a representar nem uma centésima parte de 1% do lucro anual da empresa, tem como objetivo ajudar no "processo de reconciliação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião também!

Em Comentar como: escolha a opção Nome/URL (caso você não tenha conta no Google). Coloque apenas o seu Nome e clique em “Continuar”.