24 de jun. de 2009

O conto das "7 maravilhas"

No último dia 10 a estatal Rádio Televisão Portuguesa (RTP) emitiu o programa que corou os vencedores do projeto 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. O objetivo, como o próprio nome sugere, foi o de escolher por Internet e telefone entre 27 monumentos espalhados por três continentes os 7 mais significativas


O lastimável dessa iniciativa foi a mais absoluta descontextualizarão dos percursos históricos que possibilitaram a construção desses monumentos num contexto de tráfico de escravos e de pretensões imperialistas por parte de Portugal. A divulgação das “maravilhas” escolhidas ignorou por completo o doloroso que essas empresas significaram para as populações africanas da época.

Portugal e sua ex-colônia americana, Brasil, foram responsáveis pela metade dos escravos africanos transportados à América entre os séculos XV e XIX. Na apresentação dos monumentos no site oficial do evento, chegam a dizer que a fortaleza “El Mina”, o mais emblemático dos presídios construídos pelos europeus e que serviu de depósito para milhares de escravos africanos, só passou a desempenhar tal papel a partir de 1637 com a ocupação holandesa e britânica que “motivaram profundas alterações” das funções da fortaleza.

A iniciativa recebeu duras críticas. A professora da Universidade de Howard, a portuguesa Ana Lucia Araújo, apresentou uma Carta Aberta contra o projeto assinada por 780 destacadas figuras acadêmicas, estudantes universitários e investigadores de diferentes paises; entre outros o do sociólogo e professor das Universidades de Coimbra (onde o projeto também encontrou apoio) e da estadunidense Wisconsin Boaventura de Sousa Santos que em entrevista à agência de notícias Inter Press Service afirmou que tal iniciativa “foi concedido de maneira a ocultar precisamente o colonialismo, ou seja o contexto social e político em que esses monumentos foram construídos e o uso que tiveram durante séculos”.

Os Eleitos
Finalmente os 7 escolhidos foram: Fortaleza de Diu (Índia), Fortaleza de Mazagão (Marrocos), Basílica de Bom Jesus de Goa (Índia), Cidade Velha de Santiago (Cabo Verde), Igreja de São Paulo (China), Convento de São Francisco de Assis da Penitência (Brasil) e Convento de São Francisco e Ordem Terceira (Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião também!

Em Comentar como: escolha a opção Nome/URL (caso você não tenha conta no Google). Coloque apenas o seu Nome e clique em “Continuar”.