
Na África como em outras partes do Globo, os países menos industrializados acabam por especializar-se na exportação de matéria-prima aos mais industrializados. Na Zâmbia não é diferente, mas agora uma empresa fundada recentemente por dois estadunidenses e dois zambianos, a Zambikes, pretende contrariar a lógica do atual sistema econômico.
Formada por 45 funcionários, acabaram de exportar para os Estados Unidos o seu mais novo produto: bicicleta. E o que faz dessa bamboosero, como é conhecida, um produto especial é que o seu quadro é feito completamente de bambu. Os primeiros clientes desembolsaram US$ 900 por cada bicicleta ou US$ 500 para adquirir somente o quadro. O preço pode parecer elevado, mas para Mwewa Chikamba, um dos co-fundadores da Zambikes, o que mais preocupa nesse momento não é o preço e sim as dificuldades burocráticas e a falta de mão de obra qualificada para levarem adiante o empreendimento na Zâmbia.
"Temos, em primeiro lugar, um problema com a burocracia. Não é fácil fazer coisas aqui. E também temos impostos muito altos. Não é fácil arranjar financiamentos e materiais e depois há o problema da força de trabalho não qualificada."
As bambooseros não só representam uma inversão da lógica econômica, mas um avanço tecnológico para o desenvolvimento sustentável.
A foto foi retirada daqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê a sua opinião também!
Em Comentar como: escolha a opção Nome/URL (caso você não tenha conta no Google). Coloque apenas o seu Nome e clique em “Continuar”.